11/08/2009 12h00

Restaurantes, bares e similares poderão ser obrigados a adotar cardápios em alfabeto Braille. A proposta é do vereador Marinho Marte (PPS), mediante projeto de lei apresentado na Câmara Municipal.

“O nosso objetivo é promover a inclusão dos portadores de deficiência visual, contribuindo com a melhoria de sua qualidade de vida”, salienta o vereador, que teve o seu projeto aprovado, em primeira discussão, na sessão desta terça-feira, 11.

O alfabeto Braille foi criado em 1825 pelo francês Louis Braille (1809-1862), ele próprio um deficiente visual. Utilizado universalmente como meio de leitura e escrita para pessoas cegas, o sistema Braille é resultado da combinação de 63 pontos, em relevo, para leitura tátil, que representam letras e outros sinais gráficos.