18/08/2009 18h05

O vereador Gervino Gonçalves (PR), o Cláudio do Sorocaba I, por intermédio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, solicita do prefeito Vitor Lippi (PSDB) a implantação de recursos para a capacitação em tuberculose das equipes de saúde das unidades básicas do município.

“O número de casos de tuberculose em Sorocaba tem apresentado queda nos últimos anos. De 2005 para 2008, houve uma redução de 26,1% dos casos, que caíram de 218 para 161. Além disso, o percentual de cura é superior a 80%. Mesmo assim, não podemos baixar a guarda”, sustenta o vereador.

Para Cláudio do Sorocaba I, é preciso desenvolver ações para diagnosticar a tuberculose desde o seu início e, uma vez iniciado o tratamento, é necessário fazer todos os esforços possíveis para que os pacientes não o abandonem.

O líder do PR na Câmara Municipal é taxativo: “Os números mostram que Sorocaba está no caminho certo, mas a tuberculose continua sendo um desafio para a saúde pública. Daí a importância de capacitarmos as equipes de saúde no combate à doença”.