19/08/2009 15h13

O professor Ari Mateus vai receber o título de cidadão emérito, concedido pela Câmara de Sorocaba. Quem propôs a homenagem foi o vereador José Crespo (DEM). Nascido na Vila Santana em 1933, Ari Mateus passou a juventude em São Paulo, onde fez os primeiros estudos. Vindo para Sorocaba, formou-se em história pela então Faculdade de Filosofia.

Não parou mais de estudar e de trabalhar no magistério, tendo lecionado em escolas de Sorocaba, Votorantim e Laranjal Paulista. Fez cursos de especialização em história medieval, relações internacionais, geopolítica, direito internacional público e história diplomática do Brasil, além de pós-graduação.

Participou de várias instituições sorocabanas, tendo sido presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico. Diversas edificações históricas da cidade foram tombadas por sua iniciativa, caso da capela do Divino, do bairro de Aparecidinha, das fábricas Nossa Senhora da Ponte e Santo Antonio, do mercado municipal e do casarão de Brigadeiro Tobias. Aposentado, o professor Ari Mateus mora hoje em São José dos Campos.