19/08/2009 19h19

Os membros da Comissão de Saúde e Educação da Câmara Municipal de Sorocaba visitaram três escolas do município na quarta-feira, 19, com o objetivo de averiguar se estão sendo adotadas medidas de prevenção contra a gripe suína.

A comissão percorreu três unidades de ensino da rede municipal. A visita surpresa foi feita na Escola Inês Rodrigues Pegoretti, no bairro Vitoria Regia; Escola Professor Ary de Oliveira Seabra, no Bairro Cajuru, e Escola Leonor Pinto de Thomaz, no centro.

A Escola Inês Rodrigues Pegoretti foi considerada exemplar pelos vereadores. “Praticamente todas as crianças estavam em aula e a diretora Sônia Carvalho, com sua equipe, tem adotado na escola todas as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias no combate à gripe suína”, ressalta o vereador Luis Santos, que é presidente da comissão, integrada pelos vereadores Geraldo Reis (PV) e João Donizeti (PSDB).

Os vereadores da Comissão de Saúde constataram que, em todas as escolas visitadas, diante do menor sinal de que um aluno possa estar com gripe, a direção da escola já o encaminha para um local reservado e comunica o fato aos pais. “As escolas também tinham álcool gel ou sabonete líquido e estão adotando as medidas preventivas recomendadas pelas autoridades sanitárias”, enfatiza Luis Santos.

O vereador acrescenta que, na escola do bairro Vitória Régia, a diretora, juntamente com os professores, fizeram um trabalho escolar de prevenção e o resultado desse trabalho foi exposto para a comunidade.

Mas em outras escolas, o medo da gripe suína tem feito com que muitos pais deixem de mandar seus filhos para as aulas. Na Escola Ary de Oliveira Seabra, no bairro Cajuru, no período visitado, apenas 30% dos alunos estavam presentes, em média. Já na Escola Leonor Pinto de Thomaz, no mesmo período, segundo informações da diretora, o índice de falta estava em torno de 30%.

O vereador Luis Santos ressaltou que as visitas às escolas municipais foram comunicadas com antecedência à secretária municipal de Educação, Terezinha Del Cistia, sem, no entanto, informar quais escolas seriam visitadas, já que a escolha, segundo ele, foi feita de modo aleatório. Para o vereador, essa medida foi adotada para garantir a finalidade da visita.

Para Luis Santos a visita foi positiva e cumpriu com sua finalidade: “A visita foi importante até para tranqüilizar a população para que os pais voltem a mandar os filhos para as escolas. Constatamos que as escolas estão adotando os procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde”. As visitas foram feitas em função de denúncias recebidas pelos vereadores.