24/08/2009 14h32

Nesta terça-feira (25), às 19 horas, será lançada na Câmara Municipal de Sorocaba a segunda edição do livro “Um Estudo Sociolingüístico das Comunidades Negras do Cafundó, do Antigo Caxambu e de seus Arredores”, do professor Sílvio Vieira de Andrade Filho. O livro é o resultado da tese de doutorado do professor.

A primeira edição da obra, lançada em 2000, teve o apoio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Sorocaba (via Faced). Já esta segunda edição — atualizada — foi bancada pelo próprio autor.

Segundo o professor Sílvio Vieira, que já recebeu menção honrosa da Câmara Municipal de Sorocaba, o livro envolve o município e região e tem caráter sociológico, histórico, folclórico e lingüístico. O autor convida toda a população de Sorocaba e região e suas autoridades para comparecerem ao evento, que faz parte das comemorações de mais um aniversário de Sorocaba.

O livro

Com 456 páginas, a segunda edição do livro tem 120 páginas a mais do que a primeira edição. A obra está dividida em oito partes. A primeira focaliza o Brasil africano: as culturas africanas no Brasil, a população afro-brasileira, as comunidades negras do país, línguas em contato e o contato de línguas africanas com a língua portuguesa.

A segunda parte estuda o surgimento de algumas localidades e a formação de alguns municípios que saíram do antigo e extenso território de Sorocaba (atual Estado de São Paulo). Estuda também os desdobramentos territoriais posteriores. Focaliza também sesmarias, proprietários e propriedades rurais com a presença de escravos. Trata também de comunidades negras com suas lendas, narrações, etc.

A partir das terceira parte, surgem os estudos lingüísticos da “cupópia”, fala africana existente no Cafundó (bairro rural do município paulista de Salto de Pirapora), mas que nasceu no antigo Caxambu (no município paulista de Sarapuí). A pesquisa de campo possui dois dicionários: cupópia-português e português-cupópia. Estes são lexicais, perifrásticos, sendo que as palavras da “cupópia” possuem transcrição fonética.

A obra contém uma descrição da “cupópia” nos níveis fonético-fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual. Este estudo de ecologia lingüística que segue uma linha gerativo-textual apresenta comparações entre algumas falas africanas do Brasil e trata destas historicamente.

Mapas, documentos e fotos quase todas tiradas pelo próprio autor ilustram a obra, que possui também um “corpus” da referida fala africana formado de palavras, perífrases, enunciados e 22 textos da “cupópia” com tradução para o português. Na parte final do livro, encontra-se a repercussão muito positiva da edição anterior.

Nesta segunda edição, entraram novas informações e documentos que, por motivos de fechamento de edição, não puderam entrar na primeira, bem como documentos resultantes de novas pesquisas depois do ano 2000. É importante esclarecer que todos os documentos das comarcas já foram recolhidos pelo governo paulista.

Serviço — O professor Sílvio Vieira de Andrade Filho (vieira.sor@terra.com.br) pode ser contatado pelo telefone é 3231-7796 e tem dois sites diferentes que trazem informações sobre as suas publicações: http://www.cafundo.site.br.com ou http://inforum.insite.com.br/8400.