24/08/2009 16h11

O vereador Moko Yabiku (PSDB), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, propõe a criação de uma ouvidoria no Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). “O ouvidor é um tradutor de sentimentos. Ele recebe demandas individuais e, através delas, gera soluções coletivas”, afirma o vereador, enfatizando que um órgão com as dimensões do Saae tem de contar com um ouvidor, auxiliando na busca de soluções para os problema e otimizando os procedimentos do órgão.

Em seu requerimento, Moko Yabiku baseia-se nas estatísticas do Saae relativas ao ano de 2007 para demonstrar a necessidade do novo serviço. Segundo os dados coletados pelo vereador tucano, em 2007, o Departamento de Água do Saae realizou um total de 25.806 intervenções, efetuando 5.064 novas ligações de água no ano e implantando 11.475 metros de novas tubulações. Já o Departamento de Esgoto atendeu 16.802 solicitações, enquanto o Departamento de Drenagem somou 90.314 intervenções. Yabiku é taxativo: “Embora o Saae mantenha um grupo de 15 funcionários para atender os usuários, a magnitude dos dados mostram que a criação da ouvidoria é imprescindível”.