27/08/2009 12h14

Segundo Neusa Maldonado, o problema existe desde que a estação de tratamento de esgotos foi implantada

A vereadora Neusa Maldonado (PSDB) protocolou, nesta quarta-feira, 26, requerimento questionando o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) sobre as ações da autarquia no combate ao mau cheiro exalado pela Estação de Tratamento de Esgoto S1, do bairro Brasilândia. Desde a inauguração da ETE S1, moradores do bairro convivem com odores fétidos provenientes do tratamento de esgotos.

Em reunião realizada na Amobra (Associação dos Moradores do Bairro Jardim Brasilândia), na noite de terça, dia 25, a vereadora conversou com diversos moradores, que reclamaram do mau cheiro que impregna o ar do bairro em alguns dias, especialmente aos finais de semana e durante a noite. Para os moradores, muitos imóveis do bairro foram desvalorizados após a instalação da ETE S1.

Em 21 de junho de 2006, foi realizada uma audiência pública na Câmara, para que fossem apresentadas as ações do Saae para sanar o problema do mau cheiro da ETE. Na ocasião, uma grande quantidade de moradores compareceu para assistir às explicações dos engenheiros. A vereadora, junto com outros vereadores, percorreu diversos municípios vizinhos, até encontrar um produto químico para combater o mau cheiro, que foi adotado pela ETE S1 desde então.

“O que quero saber é o motivo desses odores persistirem até hoje. Há anos nós lutamos ao lado dos moradores para combater o problema do mau cheiro da ETE S1. Se o problema persiste, precisamos encontrar soluções para saná-lo”, afirma a vereadora. “Se houver uma nova tecnologia capaz de devolver a qualidade de vida aos moradores do Brasilândia, nós vamos lutar para que ela seja implantada”, conclui.

(Assessor de Comunicação da vereadora Neusa Maldonado/PSDB)