27/08/2009 13h08

Dando prosseguimento às visitas dos secretários à Câmara, o secretário de Governo e Planejamento, Maurício Biazotto, acompanhou a recém nomeada secretária de Juventude, Edith Maria Garboggini Di Giorgi, à sessão desta quinta-feira (27). Biazotto destacou a recente ação da prefeitura que transferiu a responsabilidade do Conselho Municipal da Criança e Adolesceste (CMDCA) e Conselho Tutelar a pasta da Juventude.

O presidente da Casa, José Francisco Martinez, parabenizou o prefeito Vitor Lippi (PSDB), que, segundo ele, prestigiou uma funcionária pública municipal. “Agradeço por ter aceitado esse desafio”, disse.

Médica pediatra e advogada, Edith é funcionária de carreira da prefeitura há 11 anos, onde coordenou Centros de Saúde e foi diretora de área de Assistência e Educação em Saúde. É coordenadora do Programa Fazendo o Futuro e milita a mais de 10 anos nas causas da criança e do adolescente, sendo, desde 1998, integrante do CMDCA, conselho que dirigiu por um ano, até junho passado. Edith ainda é professora da Faculdade de Medicina da PUC, onde ministra aulas de Prática de Atenção em Saúde.

“Estou aqui para me colocar à disposição e também para solicitar que todos vocês me ajudem. Minha maneira de trabalhar sempre foi muito participativa. Nós temos coisas que nos separam, mas temos que trabalhar pelo que nos une: construir cidadãos melhores para Sorocaba. Acredito que compartilho este desejo com os senhores”, iniciou a secretária.

Edith informou que não devem ocorrer grandes rupturas no trabalho já desenvolvido pela secretaria. “Espero que eu consiga, junto com a sociedade, evoluir diante das causas”, disse.

Os vereadores parabenizaram a secretária e se colocaram à disposição para auxiliá-la no desenvolvimento dos projetos. Edith agradeceu os votos de confiança e disse estar à vontade na Casa, onde têm o apoio de todos.

Hélio Godoy (PSDB) e Luis Santos (PMN) lembraram que Sorocaba foi um dos primeiros municípios a criar a Secretaria da Juventude. Godoy pediu informações sobre o andamento do Nais (Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba), ambiente destinado a atender jovens de 12 a 18 anos que tenham cometido atos infracionais de menor potencial ofensivo, e a possibilidade de se criar novas unidades do Território Jovem. Esta última reivindicação também foi lembrada pelo vereador João Donizeti (PSDB).

Donizeti salientou que nos quatro primeiros anos do governo Lippi, foram implantadas muitas políticas públicas na área social, mas que “em alguns lugares o governo está deixando a desejar”, citando como exemplo o bairro Cajuru, onde existe uma área verde e um prédio abandonado que, para o vereador, poderiam abrigar projetos sociais. Donizeti lembrou os seis adolescentes do bairro mortos no início do ano pelo tráfico de drogas. “Nós estaremos apresentando as emendas necessárias ao orçamento. Convido a secretária a fazer uma visita ao Cajuru. Tenho falado a tanto tempo dos problemas de lá e não tenho encontrado ressonância”, cobrou.

E o vereador Anselmo Neto (PP) destacou a necessidade de parcerias com a Cultura e Esporte. “Não podemos conceber uma Secretaria da Juventude, sem a ligação das secretarias de Cultura e de Esporte. Que a secretária possa aprimorar estes laços que já existem”, disse.

Em resposta aos vereadores, a secretaria de Juventude disse que a criminalidade tem diminuído, mas que os índices ainda não satisfazem.  Sobre o NAIS, afirmou que se trata de um espaço muito grande e que a intenção é utilizá-lo para outros jovens em estado de vulnerabilidade social, de maneira preventiva. Com relação ao Território Jovem disse que há intenção de ampliar o programa e se comprometeu a ir ao Cajuru com o vereador João Donizeti. Concluiu lembrando que cultura e esporte são importantes estratégias de inclusão social e que já iniciou as conversas com os secretários destas pastas para ampliar as parcerias com a Juventude.