O presidente destacou que o objetivo é uma mudança estrutural radical no clube, calcado em transparência, credibilidade e resgate do nome São Bento que inclui mudanças no estatuto do clube.
“O São Bento é uma associação sem associados. Vamos lançar uma campanha de sócios, para que o torcedor possa participar do clube e participe efetivamente da vida política do São Bento”, disse Manente.
O presidente José Francisco Martinez afirmou que a Câmara irá participar desta campanha, sugerindo a divulgação das ações na TV Legislativa e a realização de um programa especial sobre o São Bento.
Entre as metas apresentadas pelo presidente estão a busca de identidade, uma sede própria e o parcelamento das dívidas do clube. O São Bento deve cerca de R$ 4 milhões, principalmente em dívidas trabalhistas, o que, como lembrou Manente, “dificulta a busca de patrocínio, pois o clube não pode movimentar uma conta bancária”. O presidente disse que a equipe está trabalhando em busca de recursos extras.
Para Manente, outro ponto importante é o desenvolvimento do projeto de marketing, “para que o torcedor tenha orgulho do nome São Bento”, como disse. Segundo ele, hoje há descrédito em relação ao clube, inclusive entre o comércio. Entre as ações de marketing, está a venda de produtos. “Camisas oficiais e comemorativas devem ser vendidas a preço quase de custo para que o patrocinador saiba que a camisa do São Bento está sendo usada por toda a cidade. É diferente de pedir favor”, exemplificou.
A volta da categoria de base foi outro ponto levantado. “Queremos resgatar essa prática, que acabou sendo desprezada, para que o São Bento volte a revelar jogadores, como sempre fez”. Encerrando sua explanação, Manente divulgou a criação do site oficial do clube, www.ecsaobento.com.
Os vereadores parabenizaram o novo presidente, desejaram sucesso e relembraram histórias de glória do clube, que revelou grandes nomes do futebol brasileiro. Os parlamentares falaram sobre as dificuldades financeiras e a importância do apoio do empresariado local para levar o representante oficial da cidade de Sorocaba de volta a primeira divisão. Paulo Mendes (PSDB) lembrou que em 2014 será comemorado o centenário do São Bento, ano em que a Copa do Mundo será no Brasil.
Luis Augusto Manente foi à Câmara a convite dos vereadores Izídio Correa (PT) e Antonio Carlos Silvano (PMDB).