Aprovado em primeira discussão projeto que obriga farmácias e drogarias a colocar caixas coletoras de medicamentos vencidos
Foi aprovado na 53ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira, 8, projeto de lei de autoria do vereador Anselmo Rolim Neto (PP) que obriga farmácias e drogarias a colocar caixas coletoras de medicamentos vencidos.
O parlamentar, na justificativa do projeto, comenta que a maioria das pessoas ficam sem saber o que fazer com remédios vencidos dentro de casa e acabam jogando junto com o lixo doméstico, o que não é correto. “Faltam locais apropriados para o recolhimento, ou o descarte desses medicamentos. Acredito que seja oportuno que as farmácias de nossa cidade possam ter em suas entradas pontos fixos e permanentes de coleta”, sustenta.
Anselmo Neto observa que a iniciativa cria uma cultura educativa no cidadão: “Da mesma maneira que pilhas e baterias são devidamente recolhidas e não devem ser despejadas juntamente com o lixo doméstico, os medicamentos vencidos passarão pelo mesmo procedimento e, com isso, cria-se uma cultura de caráter educativo”.
Neto finaliza destacando outro ponto a ser considerado. “O excesso de medicamentos vencidos em casa pode levar à ingestão equivocada do produto ou contribuir para o aumento dos casos de intoxicação infantil”. O projeto deve voltar nas próximas sessões ordinárias para a segunda discussão e para votação dos vereadores em plenário.
(Assessoria do vereador Anselmo Neto/PP – Blog: anselmo-neto.zip.net)