A iniciativa é da Fundação Fundação Alexandra Schlumberger, em parceria com a Prefeitura, e contou com o apoio do vereador Marinho Marte (PPS)
Moradores de comunidades carentes que criam animais de estimação e não têm condições de levá-los ao veterinário, devido ao custo, contam agora com o Projeto Veterinário nos Bairros, que oferece consultas pelo preço único de 10 reais. Trata-se de um consultório veterinário volante que vai percorrer regiões carentes da cidade.
Desenvolvida em parceria com a Prefeitura, a iniciativa é da Fundação Alexandra Schlumberger com o apoio do vereador Marinho Marte (PPS). Em reunião com o prefeito Vitor Lippi (PSDB) e a presidente da fundação, Eliana Allegretti, realizada em 20 de agosto último, o vereador contribuiu para que a idéia se tornasse possível.
“Esse projeto é inédito no Brasil, por isso demos todo o nosso apoio à fundação para que ela pudesse realizar esse trabalho. Hoje, com a mudança no perfil das famílias, que se tornaram menores, os animais, especialmente cães e gatos, passaram a ser tratados quase como filhos e muitas pessoas sofrem quando não podem levá-los a um veterinário”, explica Marinho Marte.
O vereador também salienta que levar animais de estimação ao veterinário, além de uma questão afetiva, também é importante para a saúde pública, pois contribui para a prevenção das zoonoses.
O ambulatório ambulante é equipado com todos os equipamentos necessários para exames de rotina. No caso em que houver necessidade de cirurgia, o animal será encaminhado para o Centro de Atendimento Veterinário da fundação.