10/09/2009 16h23

À convite do vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) o coordenador da campanha “Largue de Fumar Correndo”, Prof. Dr. Eduardo Álvaro Vieira, utilizou a Tribuna Popular na sessão desta quinta-feira (10), para divulgar o curso já tradicional na cidade. O médico também esclareceu dúvidas dos vereadores e falou sobre a lei antifumo do governo paulista. “Estou aqui para trazer informações sobre o que se faz e o que podemos fazer sobre este problema gravíssimo que é o cigarro”, iniciou Vieira.

O médico afirmou que esta foi uma oportunidade de apresentar a campanha aos vereadores, que estão engajados, para que divulguem em suas comunidades com linguagem que atinge o cidadão.

Este ano, a abertura da campanha será no dia 21 de setembro, no Sorocaba Clube. O curso “Largue de Fumar em 5 dias”, acontece de 21 a 25 de setembro, também no Sorocaba Clube, a partir das 19h30. No dia 27 será realizada uma passeata. A campanha, que está em sua 20ª edição, é uma iniciativa do Objetivo Sorocaba, em parceria com a Fundação Ubaldino do Amaral, tem como objetivo conscientizar sobre os malefícios do cigarro e oferecer técnicas para auxiliar o fumante a abandonar o vício.

O médico destacou a importância de conscientizar o fumante de que “o cigarro é uma arma acionada contra ele mesmo”, além de proteger o fumante passivo. “Nós precisamos respeitar que o fumante tem o direito de fumar, mas ele tem que saber que pessoas estão sendo prejudicadas por esse vício terrível”, disse.

Junto com o vereador Yabiku, o médico é representante do Rotary Club de Sorocaba-Manchester, um apoiador tradicional do projeto. Vieira informou que o Rotary desenvolve um trabalho preventivo nas escolas. “Ontem houve a entrega de prêmios para crianças que ouviram a palestra e a partir disso escreveram redações sobre o cigarro”.

Falou ainda sobre os malefícios do fumo, que causa dependência e é fator determinante na causa de mortes de diversos tipos de câncer. Segundo o médico, em mulheres grávidas a nicotina é fator de dependência inclusive para a criança. “A criança quando nasce, tem que ser amamentada pelo leite materno para parar de chorar, não porque está com fome, mas por causa da nicotina”, alertou

Encerrando seu pronunciamento, o Dr. Eduardo Álvaro Vieira destacou que trata-se de uma causa evitável de mortes.  “Deus perdoa sempre, o homem às vezes e a natureza nunca. Se o individuo é um fumante, ele paga com perda de qualidade de vida e redução de 72 a 58 anos a expectativa de vida. Não há desculpa para o cigarro”, disse.

Em nome da Câmara, o presidente José Francisco Martinez (PSDB), parabenizou o Dr. Vieira pelo profissionalismo e dedicação como médico e no desenvolvimento da campanha. “Muitos questionam: Como um ortopedista pode estar numa campanha dessas? Eu faço pelo conceito de cidadania. Eu sei o que representa minha influencia como médico”, afirmou o médico.

Respondendo ao questionamento do vereador Irineu Toledo (PRB), ex-fumante, o médico esclareceu que o fumante crônico, após um mês sem fumar já estará respirando ar puro em relação à nicotina. Segundo o médico o nitrato de prata e o cravo da índia são auxiliares no processo daqueles que estão parando de fumar e líquidos com bicarbonato de sódio ajudam a eliminar a nicotina das vias aéreas e urinárias.

O vereador Luis Santos (PMN) falou sobre a dificuldade em largar o cigarro.  “Eu trabalho com dependência química há muito tempo e deixar o cigarro é mais difícil que o álcool. Convido a população que assiste à TV Legislativa se engaje nessa campanha”, disse.

O vereador José Crespo (DEM) lembrou os malefícios do cigarro para os não fumantes e fumantes passivos. “O fumo é uma droga, que apesar de descriminalizada, tem que ser combatida. O contribuinte do SUS paga o tratamento de fumantes, que representa milhões todos os anos”.

Curso “Largue de Fumar em 5 dias”

Postos de inscrição: Objetivo Sorocaba (Rua Arthur Gomes, 51), Jornal Cruzeiro do Sul/Sede (Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2.800), Jornal Cruzeiro do Sul/Sucursal Centro (Rua Padre Luis, 101), Jornal Cruzeiro do Sul/Sucursal Sorocaba Shopping (Avenida Afonso Vergueiro, 1700), Esplanada Shopping (Av. Izoraida Marques Peres, 401), Centro Avançado de Ortopedia (Rua Santa Cruz, 285), no próprio local do curso, no Sorocaba Clube (Rua São Bento, 113) ou via Internet, no www.objetivosorocaba.com.br/larguedefumar