10/09/2009 17h23

A vereadora Neusa Maldonado (PSDB), por meio de requerimento aprovado na Sessão Plenária desta quinta-feira, 10, solicita informações ao Executivo sobre o procedimento adotado pelas escolas para dispensar alunos com suspeita de contaminação por Influenza A (H1N1), a popular gripe suína, especialmente em relação à orientação dada às diretorias de como proceder quando alunos faltam por receio de contrair a doença.

A vereadora questiona sobre as orientações de procedimento passadas às diretorias de escolas municipais, quando se deparam com quadros como o da Escola Municipal “Tereza Ciambeli Gianini”, onde quatro crianças foram afastadas com sintomas gripais, levando outros pais a não enviarem seus filhos para a escola, com medo de que contraiam a doença.

Segundo diversos pais, a diretoria da escola continua marcando falta para aqueles que não comparecem às aulas, mesmo diante da alegação de que as faltas são motivadas pelo receio de contágio por gripe suína. Para eles, as faltas não deveriam ser consideradas nesse caso.

“Precisamos saber, com clareza, como ficarão os alunos que faltam à aula por medo de contágio. Esse é um problema sério. A questão da saúde é prioritária, e me parece um problema dar falta para aqueles que faltam por receio de contrair a gripe”, afirma a vereadora. “A reposição de aulas também é um ponto que questiono. Quero saber como ela será feita, e por qual razão o método adotado para a reposição foi escolhido”, conclui.

Outro questionamento é sobre a implantação do “Cuidador da Gripe” nas escolas, indivíduo responsável por identificar alunos com sintomas gripais e dar a eles o melhor encaminhamento. A vereadora tem um projeto de lei, já enviado ao Executivo, que institui essa figura nas escolas municipais, mas ainda não foi sancionado.