11/09/2009 15h40

À convite da Secretaria de Educação, vereadores estiveram na manhã de hoje, sexta-feira (11) no Centro de Referência em Educação para conhecer as novas instalações. O moderno prédio recebe os últimos reparos para a inauguração, que será no próximo dia 24.

O presidente da Câmara, José Francisco Martinez (PSDB), o presidente da Comissão de Educação, vereador Luis Santos (PMN) e demais vereadores foram recepcionados pela secretária de educação Maria Terezinha Del Cístia. Os vereadores Paulo Mendes (PSDB), Neusa Maldonado (PSDB), Anselmo Neto (PP), Coronel Rosendo de Oliveira (PV) e Francisco Moko Yabiku (PSDB) também participaram da visita.

O centro foi criado para reunir diferentes ações educacionais e atendimento especializado a professores e estudantes da Rede Municipal de Educação. Os vereadores puderam ver de perto as adaptações do prédio que, como destacou a secretária, possui 100% de acessibilidade.  “Representa um salto na qualidade de educação dentro do conceito de “Cidade Educadora”, disse Terezinha.

Martinez ressaltou a qualidade das instalações e principalmente dos projetos educacionais apresentados pela secretária. Para ele, o centro será de grande importância para elevar o nível da educação na rede pública de Sorocaba.

No local serão desenvolvidos diversos programas voltados à melhoria da qualidade de ensino da rede municipal, incluindo o trabalho pedagógico com os alunos e apoio às famílias, além do treinamento de professores. A equipe multidisciplinar do centro educacional inclui psicólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais.  O prédio também funcionará como espaço cultural.

O Centro de Referência em Educação irá trabalhar com parcerias. Após a identificação dos casos nas escolas, o aluno passará por uma triagem e será encaminhado a entidades, instituições e programas específicos que possam contribuir para a melhoria do aprendizado. Para isso, as escolas municipais foram divididas em nove pólos, onde os profissionais treinados fazem visitas semanais para identificar novos casos que precisam de atenção especial.

Após conhecerem o espaço interno, que possui biblioteca, refeitório, vestiários, brinquedoteca e banheiros adaptados, os vereadores assistiram a um vídeo sobre os programas da Secretaria de Educação, incluindo a apresentação do centro cuja missão é atender as necessidades especiais de aprendizagem e apoiar as unidades escolares com capacitação didático-pedagógica especializada.

O projeto e a construção do Centro de Referência contaram com a supervisão do Instituto Paradigma, entidade de São Paulo especializada em ações para a inclusão de pessoas com necessidade especiais.

Todos os ambientes do prédio possuem identificação em braile e piso com trilha podotátil. Para garantir a acessibilidade e a inclusão social das diversidades, todos os detalhes foram pensados, como o computador da biblioteca, o telefone e até os brinquedos do parque que são adaptados às diferentes necessidades.