11/09/2009 15h46

Segundo Marinho Marte (PPS), autor da proposta, trata-se de um reconhecimento ao trabalho de Júlio Milko em prol do município

O vereador Marinho Marte (PPS) apresentou projeto de decreto legislativo na Câmara Municipal propondo o título de Cidadão Sorocabano para o húngaro, naturalizado brasileiro, Julio Milko, fundador e presidente do Conselho Superior da Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba). “Trata-se de um justo reconhecimento do município a um homem que, na prática, já é um cidadão sorocabano no sentido pleno da expressão”, sustenta Marinho Marte.

O vereador lembra que basta o trabalho de Júlio Milko à frente da Fundec para credenciá-lo ao título: “A Fundec é um dos pilares da nossa cultura, mantendo, em convênio com a Prefeitura, as mais variadas instituições e atividades culturais, como a Orquestra Sinfônica de Sorocaba e o Cineclube Municipal, para ficar em dois exemplos”.

Júlio Milko nasceu na capital da Hungria em 7 de novembro de 1927. Antes de radicar-se no Brasil, em 1952, formou-se em química, física e matemática pela Academia Comercial de Budapeste. Morou na Austrália e na Argentina. No Brasil, trabalhou nas áreas de encadernação de livros, fabricação de papel e fabricação de parafusos de alta resistência.

“Mas ele sempre fez muito mais do que suas atividades profissionais exigiam, procurando contribuir com instituições de caráter social”, explica Marinho Marte. O vereador lembra que Júlio Milko, assim que chegou ao Brasil, começou a participar da Associação Cristã de Moços de São Paulo, à qual tinha se integrado ainda na Argentina, em 1949.

Desde 1970, Júlio Milko integra o Rotary Clube de São Paulo, servindo em vários postos dentro da instituição e tornando-se veterano desde 1991. “Como se vê, é uma vida dedicada à coletividade”, reitera Marinho Marte, acrescentando que a homenagem “faz justiça ao trabalho de Júlio Milko”.