14/09/2009 13h13

De autoria do vereador João Donizeti (PSDB), projeto de lei será apreciado, em segunda discussão, na sessão desta terça-feira

Está em tramitação na Câmara Municipal de Sorocaba, projeto de lei da autoria do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) que dispõe sobre a utilização de energia solar na realização de projetos de moradia popular com recursos oriundos de programas de habitação, tanto de origem municipal quanto estadual ou federal. O projeto será apreciado pelos vereadores na sessão desta terça-feira (15), em segunda discussão.

João Donizeti comenta que “a energia solar, além de totalmente limpa, não provoca danos sócio-ambientais como a hidrelétrica, não tem custo de manutenção e pode ser fartamente aproveitada”.

Ainda de acordo com o que informou o vereador, “o custo de instalação seria, gradativamente, todo compensado pela diminuição da conta de energia, representando, dessa forma, uma redução de despesas no orçamento das famílias de baixa renda”. João Donizeti observa que, para essas famílias, os chuveiros representam mais da metade dos gastos com energia elétrica. “Portanto, a energia solar trará, para elas, um enorme benefício”, salienta.

João Donizeti é taxativo: “A energia gerada pelo sol é uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio. E quando se fala em energia, deve-se lembrar que o sol é responsável pela origem de praticamente todas as outras fontes de energia”.