Dois requerimentos de autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), que questionam sobre drogas e o bullying nas escolas, deverão entrar em deliberação na sessão plenária desta quinta-feira (1º). Em um requerimento, a parlamentar pede, ao Executivo, o detalhamento dos projetos antidrogas implantados nas escolas municipais e, em outro, sugere a criação de um fórum permanente de combate ao bullying nas instituições de ensino.
De acordo com denúncias veiculadas na imprensa local, estudantes entrariam em escolas com latinhas de refrigerante contendo bebidas alcoólicas. A parlamentar pede o detalhamento dos programas de combate às drogas implantados nas escolas públicas municipais. Neusa Maldonado quer que o debate sobre drogas nas escolas seja amplo, mostrando aos alunos as conseqüências orgânicas e sociais do consumo de entorpecentes, inclusive dos lícitos, e que o combate à entrada de bebidas nas escolas seja intensificado.
Para combater o bullying nas escolas, a vereadora questiona o Executivo sobre a possibilidade de criar um Fórum permanente de orientação aos pais e professores sobre o fenômeno bullying, sendo esse fórum responsável por mensurar, em cada estabelecimento de ensino, os resultados do combate a essa prática, bem como desenvolver políticas específicas para cada escola.
Outro questionamento da parlamentar é sobre a possibilidade de criar o cargo de “psicopedagogo” nas escolas públicas municipais, profissional que agirá junto aos pais, alunos e professores, orientando-os no combate ao bullying.
“Essas são duas questões sobre as quais luto já há algum tempo. Precisamos orientar nossos jovens e crianças sobre as implicações sociais e orgânicas das drogas, e o melhor lugar para isso são as escolas”, diz a vereadora. “Outro problema que busco combater é o fenômeno bullying, responsável por debilitar psicologicamente muitos jovens. A violência física ou psicológica cometida contra uma pessoa pode levá-la a quadros drásticos de depressão, por exemplo”, enfatiza a parlamentar.