O vereador Francisco França (foto) é o autor do maior número de emendas apresentadas ao PPA.
A Câmara Municipal de Sorocaba vota, nesta terça-feira (6), o Plano Plurianual (PPA) para o período de
O presidente da Câmara Municipal, José Francisco Martinez (PSDB), e os vereadores José Crespo (DEM), Izídio Correa (PT) e Francisco França (PT) são autores das emendas apresentadas, que contemplam as áreas de saúde, educação, transporte público e meio ambiente, entre outras. Todas já foram analisadas pela Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias, que exarou parecer contrário às propostas.
Francisco França (foto) apresentou o maior número de modificações no PPA. O líder do PT é autor de 11 emendas. No setor de saúde, ele propõe a criação de dez novas unidades básicas, a ampliação da frota de veículos, a aquisição de equipamentos para a realização de endoscopias e a distribuição de fraldas descartáveis às pessoas com necessidades especiais. As demais emendas versam, entre outras ações, sobre a implantação de corredores exclusivos para transporte coletivo e a ampliação do efetivo da Guarda Municipal — com a contratação de mais 150 guardas.
A emenda de José Francisco Martinez dispõe sobre a isonomia de salários entre carreiras de mesmo nível de escolaridade, tema abordado também por José Caldini Crespo (DEM), que, em uma de suas emendas, propõe a equiparação salarial dos professores de educação básica (PEB I e PEB II). Nas demais, o democrata propõe a adaptação gradual de todas as escolas de ensino fundamental para que ofereçam atividades em tempo integral e a implantação de um centro de reabilitação para portadores de deficiência, além de adequações do texto da PPA.
Já o vereador Izídio Correia (PT) propõe a ampliação do número de vagas nas creches e escolas municipais, aumentando de quatro para oito as novas unidades que deverão ser construídas no período. Também propõe a implantação dos programas de Coleta Seletiva Solidária e Bolsa Família Municipal e do Banco de Árvores e Mudas.