16/10/2009 16h04
 

Benedito Oleriano (PMN) quer a substituição de árvores com mais de seis metros por mudas de porte menor

 

Preocupado com a segurança de moradias e da fiação elétrica em Sorocaba, o vereador Benedito Oleriano (PMN) apresentou projeto de lei que regulamenta o corte de árvores no município. De acordo com o projeto, a Prefeitura fica obrigada a substituir as árvores com mais de seis metros de altura, que seriam cortadas pela raiz com o plantio de novas mudas em seu lugar.

 

“Mas nosso projeto não vai reduzir a cobertura vegetal do município, pois ele prevê que, no lugar de cada árvore cortada, seja plantada uma nova muda de tamanho menor, adequada ao meio urbano”, argumenta Oleriano, lembrando que o projeto se restringe às árvores situadas em calçadas. “Como proponho no artigo 3º do projeto, as árvores dos canteiros centrais de avenidas, parques e praças públicas estão isentas do corte previsto”, acrescenta.

 

O vereador do PMN observa que existem árvores com mais de 20 metros de altura situadas em calçadas, pondo em risco a segurança dos moradores, já que elas podem cair sobre as casas, além de destroçarem as calçadas e derrubarem muros devido ao grande tamanho de suas raízes.