21/10/2009 10h56
Nesta terça-feira (20), o vereador Francisco França (PT), recebeu em seu gabinete, o ofício datado de 06 de outubro, assinado pelo promotor de Justiça, Orlando Bastos Filho, informando que instaurou Inquérito Civil, a fim de apurar as irregularidades apontadas pelo vereador petista na representação protocolada por ele no Ministério Público do Estado de São Paulo, no dia (16/09), apontando possível favorecimento político e promoção pessoal do vereador Hélio Aparecido de Godoy (PSDB), na distribuição de exemplares do Jornal “Município de Sorocaba”, no dia 29 de agosto, no Jardim Ipiranga.

 

França entrou com a representação ao tomar conhecimento da imagem de Hélio de Godoy, postada no seu site, atrás de uma pilha de jornais, segurando um dos exemplares e, acompanhado de alguns moradores daquele bairro. Após divulgação da informação na mídia impressa, a foto foi retirada do site.

 

O Jornal do Município de Sorocaba é um semanário distribuído nas unidades da Casa do Cidadão, nas bancas e demais órgãos públicos, portanto, o fato de estar na calçada de uma rua no bairro onde o vereador Hélio Godoy diz ser de sua atuação, com ele fazendo a distribuição, levantou a suspeita de favorecimento, pois além do vereador ser do partido do prefeito municipal Vitor Lippi, aquela edição trouxe os nomes dos contemplados pela regularização Fundiária, bandeira de Godoy.

 

Na portaria anexa ao ofício, datada de 29 de setembro, enviada pelo promotor, ele destaca trechos do conteúdo da representação, reafirma a instauração do inquérito e solicita à Câmara Municipal, informações e documentos relativos aos fatos, assim como a Prefeitura Municipal a prestar esclarecimentos sobre o ocorrido, também com apresentação de documentos.

 

Ainda no anexo, Orlando Bastos Filho coloca alguns questionamentos que deverão ser devidamente respondidos tanto pelo legislativo, como pelo executivo. Entre eles: qual a tiragem do jornal do Município de Sorocaba nos últimos seis meses; quais os locais de distribuição; se o local onde encontrava-se o vereador tucano era ponto de distribuição; se a Prefeitura Municipal sabia da atitude do vereador; de onde saiu a tiragem e, quem a distribuiu.

 

(Assessoria de Imprensa – vereador Francisco França)