28/10/2009 16h25
 

Por meio de requerimento, Marinho Marte (PPS) quer que a Secretaria de Saúde forneça um espaço para que Associação dos Ostomizados possa atender seus pacientes

 

Preocupado com a situação dos pacientes que precisam usar bolsa coletora, o vereador Marinho Marte (PPS) quer que a Secretaria da Saúde ceda um espaço, próximo ao Conjunto Hospitalar, para servir de sede à Associação dos Ostomizados de Sorocaba. Segundo ele, “a entidade tem desenvolvido um trabalho exemplar, mas não dispõe de condições adequadas para atender os pacientes ostomizados, que necessitam de orientação”.

 

O vereador observa que a entidade atende pessoas oriundas dos mais longínquos municípios, uma vez que Sorocaba é sede de região administrativa e uma das mais importantes cidades do Estado. “A demanda é grande e a gravidade da situação supera a dedicação e o elevado espírito humanitário dos funcionários do Conjunto Hospitalar”, enfatiza Marinho Marte, que protocolou requerimento na Câmara Municipal solicitando ao prefeito Vitor Lippi (PSDB) uma solução para o problema.

 

Atendimento complexo — “Há diferentes tipos de bolsa, conforme a cirurgia realizada, e para utilizá-la de modo correto, o paciente ostomizado precisa de orientação para se adaptar à sua nova realidade. A Associação dos Ostomizados de Sorocaba tem dado um grande apoio a esses pacientes, mas ela necessita, com urgência, de um local adequado para atendê-los melhor, daí o nosso requerimento”, enfatiza Marinho Marte.

 

A ostomia é uma cirurgia realizada no intestino para a construção de um “estoma” — abertura feita na parede abdominal para a saída de fezes e urinas, que passam a ser coletadas em bolsas. As ostomias se dividem em colostomia (quando realizada no intestino grosso), ileostomia (quando feita no intestino delgado) e urostomia (quando é feito um estoma para a saída de urina).