25/02/2010 14h10
 

Comissão de vereadores deixa sessão para representar a Câmara em enterro de ex-vereador e ordem do dia segue normalmente.

 

Os vereadores derrubaram o veto do prefeito Vitor Lippi (PSDB) às emendas do vereador Helio Godoy (PSDB) que declara Áreas Especiais de Interesse Social. Famílias de alguns dos 32 bairros beneficiados pelas emendas ao Projeto de Lei n. 487/2009 do Executivo, aprovado no final de 2009, estiveram na Câmara na manhã desta quinta-feira, 25, para acompanhar a votação.

 

Mesmo com ausência de cinco vereadores o veto foi derrubado com 15 votos contrários. Uma  comissão formada pelo presidente da Casa, Marinho Marte (PPS), o líder do Governo, Paulo Mendes (PSDB), e vereadores José Francisco Martinez (PSDB), Neusa Maldonado (PSDB) e Francisco Moko Yabiku (PSDB) esteve representando a Câmara no enterro do ex-vereador Thomaz Fernando Belini. 

 

Apesar da prerrogativa de suspender a sessão em homenagem póstuma ao ex-vereador, falecido ontem aos 72 anos, os trabalhos foram retomados após decisão do plenário. O professor foi vereador na Câmara de Sorocaba por 10 anos, assumindo o cargo em 1983.

 

“A Câmara respeitará a presença dos senhores e também estaremos ao lado da família do professor Belini neste momento difícil. O bom sendo prevaleceu. A discussão do veto ainda ocorrerá na sessão de hoje”, anunciou o presidente aos moradores presentes na sessão.

 

Ordem do Dia

 

Minutos antes da votação do primeiro veto em pauta, o presidente da Comissão de Regularização Fundiária, vereador Helio Godoy, recebeu um decreto assinado pelo prefeito declarando 35 bairros como Áreas Especiais de Interesse Social, incluindo todos aqueles citados pelas emendas.

 

No início da sessão foi deliberado o projeto nº 77/2010, do Executivo, estabelecendo os assentamentos ou ocupações irregulares do Município a ser objeto de estudo para a declaração de zonas ou áreas de interesse social. 

 

Mesmo com a iniciativa do prefeito, os vereadores votaram contra o veto.

 

E com a aprovação do segundo veto da ordem do dia, o Projeto de Lei n. 420/2009 do vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), sobre a vacinação pneumocócica conjugada 7-valente e da meningite C para crianças a partir de 2 meses nas unidades básicas de saúde, foi arquivado.

 

De volta à sessão, o vereador Paulo Mendes (PSDB) defendeu a manutenção do veto argumentando que o Governo Federal lançou campanha de distribuição gratuita das vacinas a todo o país. Tonão Silvano pediu a derrubada e foi acompanhado por oito vereadores que votaram contra o veto.

 

Visita de secretários

 

A visita da secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, e o diretor geral do Saae, Geraldo Caiuby, agendada para hoje foi transferida para a próxima quinta-feira (25) devido ao falecimento do ex-vereador Belini. A pedido do vereador João Donizeti (PSDB), que preside a Comissão de Estudos do Lixo, os secretários virão à Câmara para prestarem esclarecimentos sobre a viagem à França, que teve como objetivo conhecer sistemas alternativos de tratamento de esgoto e aterro sanitário.