15/07/2010 15h39

Audiência pública promovida por Geraldo Reis (PV) discutiu também as obras no entorno do prédio histórico, que, segundo o vereador, são essenciais

O Casarão de Brigadeiro Tobias foi tema de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Sorocaba, na noite de quarta-feira (14), por iniciativa do vereador Geraldo Reis (PV), que vem lutando pela restauração do referido patrimônio histórico, incluindo as obras de seu entorno. A implantação do Museu do Tropeirismo e os estudos sobre criação de um parque ecológico na região foram alguns dos temas tratados durante a audiência pública.

“Essa audiência foi muito importante para termos clareza a respeito do processo de restauração do Casarão de Brigadeiro Tobias. A reforma do prédio foi concluída, mas ainda faltam realizar obras no entorno, como a construção de uma passarela em frente ao prédio histórico. Também estamos lutando pela criação de um parque ecológico na região”, explica Geraldo Reis, que ressalta a intensa participação do público e convidados na audiência.

Presente na audiência, o secretário da Cultura, Anderson Santos, afirmou que já é possível desenvolver atividades culturais no Casarão de Brigadeiro Tobias, enquanto não são concluídas as obras de seu entorno. Também foi discutida na audiência pública a possível compensação ambiental ao bairro de Brigadeiro Tobias pela empresa Via Oeste, em virtude do desvio da Rodovia Raposo Tavares, que corta o referido bairro. “Com isso, seria possível viabilizar a criação do parque ecológico”, observa Geraldo Reis.

A audiência pública contou com a participação do historiador Geraldo Bonadio, que ressaltou a importância histórico-cultural do Casarão de Brigadeiro Tobias. Também estiveram presentes representantes da Via Oeste, da OAB, das entidades representativas dos engenheiros e arquitetos, da Polícia Militar de São Paulo e do vereador Izídio de Brito (PT), além de ambientalistas e demais munícipes.