30/07/2010 12h10

É o que estabelece projeto de lei de José Francisco Martinez (PSDB), com o objetivo de facilitar o transporte de pacientes

Projeto de lei de autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB), protocolado na Câmara Municipal, torna obrigatória a construção de pista de pouso para helicópteros nos hospitais de grande porte de Sorocaba. A medida, segundo Martinez, tem o objetivo de salvar vidas. “O grande fluxo de veículos na cidade dificulta muito o transporte de um paciente até o pronto-socorro, podendo ocorrer óbitos em função desse atraso”, argumenta.

O vereador cita dados do Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), mostrando que a frota de veículos de Sorocaba saltou de 180.696 veículos em 2002 para 293.798 em 2009, um aumento de 62,5%. “E como esse crescimento da frota é uma tendência da sociedade moderna que tende a continuar, muitos municípios, como a capital, já usam helicóptero para transportar pacientes em estado de emergência”, observa Martinez.

O vereador observa que Sorocaba está na iminência de receber um helicóptero para operação da Polícia Militar e esse equipamento, além de servir à segurança pública, poderá ser utilizado para transporte de pacientes. “Mas não basta termos o helicóptero, se ele não tiver as condições adequadas para uso em prol da vida humana”, salienta Martinez.

De acordo como projeto de lei, os hospitais que deverão ter heliporto são aqueles classificados como de Porte III e IV pela Portaria 2.224, de 5 de dezembro de 2002, do Ministério da Saúde. Trata-se de hospitais de alta complexidade, com 150 leitos ou mais e cinco ou mais salas cirúrgicas.