04/08/2010 10h48

Vereadores apreciam ainda projetos remanescentes das últimas sessões na segunda sessão após recesso

Dois projetos novos entram em pauta na 47ª sessão ordinária que será realizada nesta quinta-feira (5). De autoria do presidente da Câmara, vereador Marinho Marte (PPS - foto), um deles institui a campanha permanente de saúde preventiva nas pistas de caminhada. O projeto prevê medição de pressão e exames de diabetes gratuitos aos munícipes que praticam esportes nesses locais.

Segundo o projeto, a prefeitura poderá firmar convênio com universidades e ONGs para colocar em prática o serviço, previsto inicialmente para os finais de semana.

Outro projeto, este de Anselmo Neto (PP), regulamenta o serviço de entrega e coleta de cargas por veículos, conhecidos como carga-frete e moto-frete. De acordo com o PL, o serviço só poderá ser executado mediante autorização da prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes.

Matéria Remanescente

O veto do prefeito Vitor Lippi (PSDB) ao projeto de José Crespo (DEM), que estabelece a manutenção dos mesmos títulos e autores dos livros didáticos adotados na rede pública municipal por no mínimo cinco anos, abre a ordem do dia.

Entre os projetos remanescentes em primeira discussão estão o projeto de lei de Neusa Maldonado (PSDB) que trata da exigência do diploma de jornalista para cargos de assessor de imprensa no serviço público e projeto de lei de Anselmo Neto (PP) que cria faixa exclusiva para motociclistas nos futuros complexos viários Ulisses Guimarães, André Franco Motoro e Mário Covas.

Outros quatro projetos entram na pauta em primeira discussão, entre eles projeto de lei de autoria do vereador Marinho Marte (PPS) que institui o Programa do Hidrômetro Social. O projeto estabelece que os usuários residenciais com renda familiar até dois salários mínimos terão direito a receber gratuitamente o hidrômetro do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

Também será apreciado projeto de lei de Hélio Godoy, que altera a Lei 8.451, dispondo sobre o Plano de Urbanização e de Regularização Fundiária e Urbanística.

Os projetos de Marinho Marte (PPS), Rozendo Oliveira (PV), Paulo Mendes (PSDB) e José Francisco Martinez (PSDB) que declaram de utilidade pública o Centro de Formação Esportivo Craque do Amanhã, Movimento Real de Organização Social, União Futebol Clube do Mineirão e Ipanema Tiro com Arco poderão ser apreciados em primeira e segunda discussão.

Em segunda discussão, está na pauta outro projeto que declara de utilidade pública a Associação de Ajuda às Vítimas de Queimaduras – AVIQ, proposto pelo vereador Martinez.

Como matéria de redação final, os vereadores votam cinco pareceres da Comissão de Redação, um deles referente à Lei de Diretrizes Orçamentárias e os demais aos seguintes projetos de lei: que torna obrigatório o uso de sacolas retornáveis, embalagens biodegradáveis ou oxi-biodegradáveis para a embalagem de produtos e mercadorias nos hipermercados, proposto por João Donizeti (PSDB); que dispõe sobre denominação de ruas no Jardim Humberto de Campos, de autoria de Helio Godoy; que modifica a Lei nº 444, de 1956, que determina regras para declaração de entidades como de utilidade pública, de José Crespo, e ainda mudanças na Lei nº 1.444, de 1966, que dispõe sobre o sistema tributário do Município, de autoria de José Francisco Martinez.

Fechando a pauta, os vereadores votam a moção de apoio do vereador Izídio de Brito (PT) a 14ª Parada Gay do Estado de São Paulo.