05/08/2010 10h00

Projeto de lei em tramitação na Câmara cria o programa de identificação e tratamento da dislexia na rede municipal de ensino. De autoria do vereador Antonio Carlos Silvano, Tonão (PMDB), a proposta pretende detectar precocemente esse tipo de distúrbio nos alunos, além de garantir o acompanhamento adequado dos estudantes.

A dislexia é caracterizada como um distúrbio da linguagem e/ou leitura. Na justificativa da proposta, Tonão destaca que, de acordo com pesquisas, mais de 10% da população mundial é disléxica.

O projeto prevê a aplicação de exame específico para identificar a síndrome e o grau do distúrbio nos estudantes da 1ª série do ensino fundamental e em alunos transferidos de outras escolas.

Entre outras vantagens, a criação do programa visa combater a evasão escolar. “A identificação precoce possibilita o tratamento adequado evitando problemas no rendimento escolar e futuros traumas relacionados à aprendizagem”, ressalta o vereador.

Como essa específica dificuldade de aprendizado deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar, o projeto estabelece a necessidade de incluir profissionais das áreas de psicologia, fonoaldiologia e psicopedagogia no processo de avaliação e no tratamento das crianças e jovens em idade escolar.

Ainda segundo o PL, os professores deverão receber capacitação permanente, oferecendo aos profissionais condições de identificar sinais de dislexia e também de outros distúrbios nos alunos. As secretarias de Saúde e Educação serão responsáveis pela formulação e execução do programa.