06/08/2010 15h44

Moko Yabiku (PSDB) solicita o replantio de uma paineira na Praça Carlos Drummond de Andrade, no Bairro Árvore Grande

O vereador Moko Yabiku (PSDB), por meio de requerimento apresentado na Câmara Municipal, solicita à Prefeitura o transplante de uma paineira para replantá-la na Praça Carlos Drummond de Andrade, na Avenida São Paulo, no Bairro Árvore Grande. O vereador lembra que a paineira é a árvore-símbolo de Sorocaba, de acordo com a Lei 8.171, de 21 de maio de 2007, de autoria do vereador José Francisco Martinez.

Para Moko Yabiku, a medida tem como objetivo preencher uma lacuna histórica na paisagem urbana da cidade: a retirada, em 2008, da centenária paineira que existia no recuo da Avenida São Paulo e deu origem ao nome ao Bairro Árvore Grande. “A retirada da árvore causou comoção nos moradores mais antigos do bairro, um dos mais tradicionais de nossa cidade”, recorda.

O vereador observa, ainda, que o tronco da paineira recebeu o devido tratamento e se encontra no horto florestal para exposição, como monumento histórico da cidade. “Já as duas paineiras que estavam no traçado da marginal da Rodovia Raposo Tavares acabaram sendo transplantadas no Parque dos Espanhóis, portanto, é perfeitamente possível o transplante de uma árvore desse porte”, finaliza Yabiku.