11/08/2010 11h27

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (11) na Câmara Municipal, o secretário de Saúde, Milton Palma, apresentou os números da pasta referentes ao 2º trimestre de 2010. Segundo demonstrativos, o total de despesas do período foi de R$ 63.861.028. O recurso anual da secretaria é de R$ 271 milhões.

Na audiência presidida pelo vereador Irineu Toledo (PRB), o secretário ressaltou que do total gasto até o momento, mais de R$ 45 mi foram investidos pelo município. “A cada dia os municípios estão bancando mais a saúde”, lamentou. Em 2004, os índices foram de 52% de recursos próprios e 48% de repasse. No ano passado, 64% das despesas foram pagas com recurso da prefeitura. “Isso não acontece apenas em Sorocaba. Pela emenda 29, o município é obrigado a investir 15% do orçamento; estamos nos aproximando dos 25%. Existem outros municípios que chegam a 35%”, disse.

Acompanhado de sua equipe, Palma falou sobre os programas desenvolvidos pela secretaria de saúde em todas as áreas, desde zoonoses, programas de nutrição, vigilância sanitária e epidemiológica a programas como o médico da família e planejamento familiar, além de treinamentos de equipes entre outras ações e serviços contratados.

O secretário ressaltou o trabalho de combate à dengue, com quase 15 mil visitas no período, e a campanha de vacinação da gripe H1N1. “Mais da metade da população foi vacinada. Todas as metas foram atingidas, menos na área das gestantes”, justificou.

Milton Palma lembrou que no próximo sábado, 14, será realizada a 2ª fase da campanha de vacinação da poliomielite com mais de 120 postos abertos à população. O secretário destacou que a doença está erradicada no país, mas, caso não haja o acompanhamento, existe o risco de disseminação, uma vez que o vírus é detectado em outros países.

Questionado pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Sorocaba, Sergio Ponciano, sobre a frota do SAMU, o secretário informou que em poucos dias serão repostas três ambulâncias e que está em contato com o Ministério da Saúde para adquirir uma nova ambulância UTI.