11/08/2010 16h54

De autoria do vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), data visa ressaltar a importância histórica do catolicismo para o país

O vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), o Tonão Silvano, apresentou projeto de lei que cria o Dia do Catolicismo em Sorocaba. De acordo com a proposta, o Dia do Catolicismo deverá constar do calendário oficial do município e ser comemorado no último domingo de abril, em referência à primeira missa celebrada no Brasil em 26 de abril de 1500. Mas, segundo o vereador, se a comunidade católica achar conveniente, pode ser estabelecida outra data.

A proposta, segundo Tonão Silvano, é um reconhecimento à “contribuição inestimável do catolicismo na formação e unidade da nação”. Para o vereador, mesmo aqueles que discordam da Igreja Católica não podem desconhecer seu papel na história do país: “O ensino brasileiro nasceu com os jesuítas, assim como a saúde pública, por meio das Santas Casas. As artes — escultura, pintura, arquitetura, música, folclore — também tiveram originem no seio do cristianismo”.

Mesmo ressaltando que o catolicismo, “como toda instituição humana”, cometeu erros, Tonão Silvano enfatiza o trabalho da Igreja Católica em defesa da democracia, por meio da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), idealizada por Dom Helder Câmara e fundada em 1952. “Não é possível falar na conquista da democracia atual sem falar na resistência à ditadura capitaneada por Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Helder Câmara, entre outros líderes católicos”, salienta o vereador, lembrando, também, o trabalho social de católicos leigos, como a médica Zilda Arns.