12/08/2010 17h16

De autoria do vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), o projeto enfatiza o papel do esporte na construção da cidadania

O vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), o Tonão Silvano, protocolou projeto de lei que institui a Política Municipal de Esporte e Lazer em Sorocaba. Para o vereador, “o esporte é um instrumento de cidadania” e o objetivo do seu projeto é fomentar práticas de esporte, lazer e atividades físicas no município voltadas para o bem-estar, a promoção social e a inserção na sociedade.

“Precisamos de uma política de esporte que alcance todos os segmentos sociais, sem exclusão de qualquer parcela da sociedade. Infelizmente, mesmo com a criação da Secretaria de Esportes, não há uma política consistente no setor, que se limita ao gerenciamento do improviso, cuidando das questões do dia a dia”, argumenta Silvano. Para o vereador, a ausência de uma política de esportes contribui para os resultados pífios das representações do município nos jogos regionais e jogos abertos do interior.

Princípios — De acordo com o projeto de lei, a política de esportes no município deve ser pautada em quatro princípios: democratização, participação, informação e descentralização. O projeto também estabelece, entre outras diretrizes, parcerias entre o poder público e a iniciativa privada; a utilização do esporte como um instrumento de saúde preventiva e o fomento de lideranças e organizações sociais no sentido de descentralizar as ações no setor.

“O meu projeto de lei não cria cargo nem modifica estruturas administrativas; simplesmente elege princípios, diretrizes e ações com o objetivo de promover o esporte de uma forma planejada. Ele pode até contribuir para uma melhor utilização das verbas disponíveis para o setor”, sustenta Tonão Silvano, para quem Sorocaba pode se tornar uma referência esportiva, a exemplo do que já ocorre com cidades muito menores.