13/08/2010 16h02
 

Proposta do vereador Marinho Marte (PPS) estabelece que os óculos 3D, necessários no cinema em terceira dimensão, deverão ser devidamente higienizados

 

Os cinemas de Sorocaba que exibem filmes em terceira dimensão (3D) poderão ser obrigados a higienizar corretamente os óculos necessários para se assistir esse tipo de filme. É o que prevê projeto de lei de autoria do vereador Marinho Marte (PPS), que entra na pauta da sessão ordinária de terça-feira (17). De acordo com o projeto, os óculos e demais acessórios deverão ser mantidos em embalagem estéril com fechamento a vácuo para evitar contaminação.

 

“É praticamente consenso entre os especialistas em saúde pública que os óculos 3D podem transmitir doenças. Prova disso é que, na Itália, em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde italiano recolheu 7 mil óculos 3D e anunciou que poderia recolher ainda mais”, argumenta Marinho Marte. O vereador observa que, entre as doenças comumente transmitidas pelos óculos, estão as micoses, gripes e a conjuntivite, que, em alguns casos, pode deixar seqüelas.

 

De acordo com o projeto de lei, antes de cada sessão, os cinemas deverão disponibilizar os óculos devidamente higienizados e embalados, com os seguintes dizeres: “Óculos 3D devidamente higienizados”. Em caso de descumprimento da norma, a multa prevista é de 2 mil reais, dobrada em caso de reincidência. E, após a notificação, os infratores ficam sujeitos a multa de 200 reais por dia de descumprimento.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.