13/08/2010 17h21

Citando o exemplo de oito municípios que já adotaram a medida, Geraldo Reis (PV) salienta que ela é essencial no combate à criminalidade

O vereador Geraldo Reis (PV), por meio de requerimento protocolado na Câmara Municipal, defende a criação de um canil na Guarda Municipal. Segundo o vereador, a medida é essencial para o trabalho desenvolvido pelos guardas municipais e já existe em vários municípios, atuando no resgate de pessoas, no rastreamento de fugitivos e até no farejo de drogas, auxiliando o trabalho da polícia.

Geraldo Reis observa que o uso de cães pode ser um importante instrumento da Guarda Municipal na segurança dos eventos municipais. “O cão treinado é considerado um instrumento de segurança não letal, que tem um alto poder de dissuasão, ou seja, sua presença ao lado dos guardas vai desestimular aqueles que tencionam praticar algum ilícito”, enfatiza Reis.

Em seu requerimento, Geraldo Reis arrolou o exemplo de oito municípios que já fazem uso de cães no trabalho de sua Guarda Municipal. Um dos destaques é o município de Jundiaí, em que a Guarda Municipal utiliza os cães inclusive na promoção de trabalhos educativos e culturais junto às crianças. Geraldo Reis também cita o exemplo de Americana, em que um homem de 24 anos que, após roubar e esfaquear uma cozinheira de 50 anos, foi preso devido ao trabalho de um cão da Guarda Municipal da cidade.