23/09/2010 12h29
 

Segundo o Executivo informou ao vereador Moko Yabiku (PSDB), em resposta a requerimento, o Ministério da Saúde quer implantar um Samu Regional em Sorocaba

 

Em resposta a requerimento do vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), a Prefeitura afirma que precisou readequar o projeto inicial para implantação de uma central única com viaturas do Samu e unidades de resgate do Corpo de Bombeiros, para continuar recebendo novos investimentos do Ministério da Saúde.

 

A exigência do ministério é a de que fosse criado um Samu Regional. Segundo a Prefeitura, o projeto já foi aprovado pelo Colegiado de Gestão Regional e encaminhado à Comissão Intergestora da Bipartite, em seguida para o Ministério da Saúde, que vai liberar a verba para a implantação da Central e para adequação da frota de ambulâncias de Sorocaba e das cidades que aderira ao Samu Regional.

 

Yabiku justifica em seu requerimento que, quando uma vítima necessita de socorro, precisa ficar ligando em telefones diferentes e responder algumas perguntas para averiguar se a responsabilidade é do Samu ou do Resgate do Corpo de Bombeiro. “Já vimos pela TV casos em que as duas unidades chegaram ao mesmo tempo para atender a vítima e houve até briga para ver quem faria o socorro. A criação da central única acabará com esse problema e poupará tempo que pode ser vital dependendo do caso”, diz o vereador.

 

(Com Assessoria de Imprensa do vereador Moko Yabiku/PSDB)