A medida foi sugerida ao Executivo pelo vereador Moko Yabiku (PSDB), com o objetivo de proteger o meio ambiente
Em resposta ao requerimento do vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) solicitando informações sobre implantação de um programa de coleta e encaminhamento de bitucas de cigarro para reciclagem, a Prefeitura afirmou que implantará experimentalmente o projeto, dentro de 30 dias.
“Cidades como Guarujá, Tatuí, São Bernardo do Campo, entre outras, estão em tratativas com o setor privado para implantar o projeto, que já foi adotado pela cidade de Votorantim. Sorocaba não pode ficar atrás. A idéia é que a coleta das bitucas seja feita de forma permanente”, afirma o vereador.
Inicialmente, serão instaladas lixeiras próprias para o recolhimento das bitucas nas Unidades Pré-hospitalares da Zona Norte e Zona Oeste, na Prefeitura, e nos terminais de ônibus Santo Antônio e São Paulo. “Aumentou o número de bitucas lançadas no espaço público com a promulgação da Lei Antifumo, e o setor privado já anda preocupado com isso”, observa Yabiku.
O parlamentar salienta que vários bares, danceterias e empresas da cidade já contam com as lixeiras para bituca e o recolhimento é feito por uma empresa privada. O lixo é encaminhado para outra empresa, que transforma as pontas de cigarro em adubo orgânico, após separar seus elementos tóxicos.
Medida permanente — Moko Yabiku justifica, ainda, que é importante a Prefeitura oferecer permanentemente o serviço de coleta de bitucas, que, no seu entender, também servirá como campanha de prevenção contra o arremesso de qualquer lixo ao chão por parte das pessoas. “O brasileiro ainda não considera uma coisa grave jogar lixo nas vias públicas e uma campanha educacional, inicialmente com as bitucas, pode começar a mudar isso”, afirma.
Para Moko Yabiku, o sistema de coleta de bitucas, por meio de lixeiras apropriadas, é uma forma de contribuir com o cumprimento da Lei 9.203, de 6 de julho de 2010, de sua autoria, que prevê advertência e até multa para os cidadãos que jogam lixo nas ruas, praças e qualquer outra área que não seja destinada a esse fim pelo poder público.
O vereador salienta que, como são milhares de pedestres e motoristas jogando lixo nas ruas todos os dias, esses detritos, levados pelas chuvas, vão parar nos mananciais da cidade, sobretudo no Rio Sorocaba, causando sérios danos ambientais. Moko Yabiku enfatiza, ainda, que “todo esse lixo atirado nas ruas contribui para entupir as bocas-de-lobo e agrava o problema das enchentes na cidade”.