11/03/2011 17h26
 

A homenagem ao guarda municipal foi uma iniciativa do vereador Geraldo Reis (PV), por meio de projeto de lei aprovado na Casa

 

Proposta pelo vereador Geraldo Reis (PV), a lei que denomina a sede da Guarda Municipal de Sorocaba de “Charlles Celestino da Silva” foi sancionada e promulgada nesta sexta (11) pelo Executivo. O guarda municipal Charlles Celestino da Silva foi um dos fundadores da Associação dos Guardas Municipais de Sorocaba e presidiu a entidade até sua morte, em outubro do ano passado.

 

Charlles Celestino da Silva tornou-se guarda municipal de Sorocaba em 1992, após aprovação em concurso público e, oito anos depois, em 31 de março de 2000, fundou a Associação dos Guardas Municipais, juntamente com o guarda municipal Elias de Oliveira Júnior.

 

Geraldo Reis salienta que Charlles Celestino trabalhou muito pela corporação, promovendo diversas ações sociais, como a realização de seminários, encontros e cursos de especialização, além de procurar integrar a Guarda Municipal de Sorocaba com as corporações de outros municípios.

 

Geraldo Reis ressalta que, entre as últimas lutas de Charlles Celestino, destaca-se a luta pela aposentadoria especial para todos os servidores municipais, em especial os guardas municipais, luta essa que recentemente se concretizou com vitória judicial. “Ele chegou a colaborar com a elaboração e  encaminhamento  de  projeto  de  lei  para regularizar  a aposentadoria”, destaca.

 

O vereador salienta que, mesmo com problemas de saúde, Charlles Celestino não deixava de participar das lutas por melhorias para a corporação. “Ele foi um dos  idealizadores da reestruturação  da  Guarda  Municipal e teve participação ativa nesse projeto”, acrescenta Reis, lembrando que essa luta pela valorização salarial da GM tem como objetivo último a melhoria do serviço prestado à população.