16/03/2011 18h40
 

A idéia é definir estratégias de trabalho para que Sorocaba não tenha futuramente problemas sociais causados pela contratação de operários de outras cidades e Estados

 

A Comissão Especial do Trabalho Precário realiza sua segunda reunião nesta quinta-feira (17), às 13h30, após a sessão ordinária da Câmara Municipal. Além dos vereadores Anselmo Neto (PP) Izídio de Brito (PT), Moko Yabiku (PSDB) e Luis Santos (PMN), presidente da referida comissão, também estarão presentes representantes do Ministério Público do Trabalho, Sindicato da Construção Civil, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, Centro Cultural das Tradições Nordestinas, Urbes e Secretárias de Cidadania e Relações do Trabalho.

 

O objetivo da comissão é ajudar na prevenção e fiscalização do trabalho precário em Sorocaba, sobretudo diante do crescimento da construção civil, com a implantação de condomínios e a vinda Toyota para o município. Para o vereador Luis Santos, ao acompanhar o processo de contratação de operários de outras cidades e Estados no município, a comissão poderá evitar problemas como o que ocorreu recentemente em Sorocaba, quando operários nordestinos foram vítimas de condições precárias de trabalho.

 

O vereador lembrou que a própria delegada do Ministério do Trabalho, Mônica Annunciato Marques da Silva, que acompanhou o caso dos trabalhadores nordestinos em situação precária, alertou para os graves problemas sociais que podem surgir de situações do gênero, caso elas não sejam coibidas. Para Luis Santos, o amplo envolvimento de entidades ligadas ao mundo do trabalho, que já confirmaram presença no encontro, será vital para o bom andamento dos trabalhos da comissão.