Requerimento do vereador petista, Francisco França, aponta que, recentemente a prefeitura municipal de Sorocaba adquiriu exemplares de uma coleção literária, denominada “O livro de brincadeiras musicais da Palavra Cantada – Volumes 1 e
No entanto, denúncia recebida pelo vereador, informou que representantes da secretaria de educação municipal, teriam entrado em contato com a direção das escolas e solicitado que os kit´s fossem desmontados, as caixas encaminhadas para reciclagem e o material arquivado nas escolas. E que em hipótese alguma fossem distribuídos aos alunos.
Em contato telefônico com a rede municipal, especialmente com a direção dos Centros de Educação Infantil – (CEI´s), França constatou que nem todos haviam recebido o material, e pior, as informações sobre a destinação da coleção eram desencontradas.
Apesar dos denunciantes afirmaram que, inicialmente a coleção era para distribuição, dirigentes escolares de bairros diversos de Sorocaba disseram que a quantidade não era suficiente, e que talvez por isso a secretaria de educação tenha cancelado a doação.
O que chamou a atenção do vereador foi o seguinte: se a coleção não era para distribuição, então porque adquirir kits completos? “Somente uma CEI, por exemplo, recebeu 70 unidades, número insuficiente para distribuição, já que tem mais de cento e cinquenta crianças matriculadas, mas quantidade absurda para manter no arquivo da escola apenas para trabalho em sala de aula. Até porque, os professores receberam um kit para esse fim”, enfatizou França.
A assessoria do vereador percorreu as cooperativas de reciclagem do município, e constatou que inúmeras caixas foram descartadas. Para comprovar que as denúncias tinham fundamento, as caixas foram fotografadas.
Por meio do requerimento, em pauta na sessão ordinária desta quinta-feira (24), França questiona quantos exemplares da coleção foram adquiridos pela prefeitura, quais as escolas que receberam o material, o custo, qual empresa foi a fornecedora da coleção, o motivo do desmonte do kit, além de solicitar cópia da licitação.