24/03/2011 18h01
 

     O vereador José Francisco Martinez (PSDB) foi eleito presidente da CPI e o vereador Helio Godoy (PTB) será o relator da comissão

 

     A CPI do Empréstimo – que investiga supostas irregularidades no pagamento feito pela Prefeitura de empréstimos contraídos por servidores – reuniu-se na tarde desta quinta-feira (24), quando seus membros escolheram o presidente e o relator da comissão, além de definirem estratégias iniciais de atuação. Com seis votos, o vereador José Francisco Martinez (PSDB) foi eleito presidente da CPI, enquanto o vereador Helio Godoy (PTB) foi escolhido relator por Martinez, com a anuência da maioria dos membros da comissão.

 

     O vereador Francisco França (PT), também candidato a presidente da comissão, obteve três votos, dos vereadores José Crespo (DEM) e Claudio do Sorocaba I (PR), além do seu próprio. Votaram em Martinez os vereadores Helio Godoy (PTB), Ditão Oleriano (PMN), Irineu Toledo (PRB), Rozendo de Oliveira (PV) e Anselmo Neto (PP). O vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), que também integra a comissão, não estava presente.

 

     Logo no início dos trabalhos, José Crespo requereu formalmente ao presidente recém-eleito da CPI a expedição de ofício convocando depoentes a serem ouvidos e solicitando a remessa de documentos relativos a operação financeira da Prefeitura que está sendo investigada. Crespo elencou 24 pessoas físicas a serem ouvidas pelos membros da CPI.

 

     Os vereadores Anselmo Neto e Irineu Toledo ponderaram que, antes de iniciar as oitivas, a comissão deveria se inteirar, em detalhes, da investigação que já vem sendo feita pelo Ministério Público. Essa proposta teve o apoio da maioria e ficou decidido que o presidente da comissão irá requerer, de imediato, os documentos, ficando a decisão sobre as oitivas para a próxima reunião da comissão, já agendada para o dia 4 de abril, às 9 horas.

 

     Também ficou decidido que as reuniões da CPI serão realizadas sempre semanalmente, às segundas-feiras, das 9 às 12 horas, na sala de reuniões da Câmara Municipal. A próxima reunião ficou agendada para 4 de abril em face da necessidade de mais tempo para a chegada dos documentos que serão requisitados.

 

     Crespo sugeriu que as oitivas, quando houver, sejam realizadas no plenário da Casa, com transmissão ao vivo pela TV Câmara. O vereador também propôs (e foi acatado) que as reuniões da CPI tenham início sempre com metade mais um de seus membros, mas, não havendo quórum, ela será convocada para se iniciar 15 minutos depois, com qualquer número de membros.