A nova presidente da Funserv – Fundação de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Sorocaba, Ana Paula Fávero Sakano, e o ex-presidente da fundação, Marco Antonio Bistão, foram homenageados pela Câmara durante a sessão ordinária desta terça-feira, 5.
Acompanhada da vice-presidente da Funserv, a secretária de Gestão de Pessoas, Silvana Chinelatto, Ana Paula recebeu voto de congratulação proposto pelo vereador José Francisco Martinez (PSDB) e aprovado em plenário.
A nova presidente disse que ficou surpresa ao receber o convite do prefeito Vitor Lippi (PSDB) e elogiou seu antecessor. “Foram 11 anos brilhantemente ocupados por Bistão, uma figura íntegra, competente e determinada que dedicou boa parte de sua vida à Funserv”, afirmou. Bistão retibruiu o elogio a nova presidente destacando sua competência.
O ex-presidente, que deixou o cargo por motivos de saúde, também foi homenageado pelo vereador Martinez por sua aposentadoria. Ele agradeceu a homenagem e, demonstrando respeito pela Câmara, destacou a importância do Legislativo que classificou como “Casa de ressonância do povo”. “Todos os pronunciamentos devem ser tidos como a voz da população. Esse respeito não pode ser abalado”, disse.
Fim da ação judicial: A nova presidente e o ex-presidente frisaram a importância da aprovação da Lei 8.971, de autoria do vereador Martinez, tornando facultativa a filiação e contribuição dos servidores ao plano, fundamental para o restabelecimento da assistência a saúde dos servidores. “É uma gratidão que o funcionalismo jamais poderá apagar da memória”, disse Bistão.
Recentemente o Tribunal de Justiça do Estado julgou extinta a ação direta de inconstitucionalidade que havia sido movida pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado contra a obrigatoriedade de filiação dos servidores municipais à Funserv.