08/04/2011 14h45
 

Neusa Maldonado (PSDB) também defende o oferecimento de cursos para os guardas municipais que irão realizar esse trabalho.

 

A vereadora Neusa Maldonado (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Saúde e Juventude da Câmara de Sorocaba, cobra a presença de um guarda civil no portão de todas as escolas nos horários de entrada e saída de alunos, bem como a preparação profissional específica para os GMs que desempenhem esse trabalho. A medida busca ampliar a segurança nas unidades de ensino.

 

Para isso, Neusa protocolou requerimento no dia 23 de março solicitando ao Executivo Municipal o desenvolvimento de um programam de segurança permanente nas escolas municipais e conveniadas da cidade. O requerimento, aprovado no dia 29, ainda não foi respondido pela Prefeitura, que tem 15 dias para enviar a resposta após aprovação.

 

Neusa sugere o desenvolvimento de cursos por meio da Secretaria de Educação, de Juventude, Saúde e Segurança Comunitária, visando à orientação dos profissionais de segurança quanto a aspectos éticos, de aprendizagem e ensino, estrutura e funcionamento de estabelecimentos de ensino, socorros imediatos, combate às drogas e ao bullying, de forma que esses conhecimentos sejam também repassados à comunidade por meio dos guardas municipais.

 

O serviço permanente de segurança deve, ainda, considerar as condições específicas dos bairros onde as escolas se encontram, com plena interação entre os guardas e a equipe pedagógica da unidade de ensino, de forma a adequar o trabalho e mover o aparato técnico necessário para cada realidade, garantindo a otimização das ações que envolvem a segurança dos alunos.

 

“Não se trata apenas de um reforço, mas do desenvolvimento de um trabalho especificamente orientado para suprir as necessidades de segurança, levando em consideração o aprimoramento dos Guardas Municipais que atuam nas escolas e as realidades locais, otimizando os resultados, diminuindo consideravelmente a ocorrência de brigas e entrada de estranhos não autorizados nos ambientes escolares”, defende a parlamentar.

 

(Assessoria de Imprensa da vereadora Neusa Maldonado/PSDB)