08/04/2011 17h05
 

    De autoria do vereador Vitor do Super José (PTB), tramita na Câmara Municipal de Sorocaba um projeto de lei que pretende estabelecer a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros para funcionários  de creches e pré-escolas do município.

 

    “Em momentos de emergência, como o engasgamento de uma criança, as vítimas são totalmente dependentes do auxílio de terceiros enquanto o socorro especializado não assume o controle da situação”, diz Vitor do Super José.

 

    O vereador argumenta ainda que apenas a boa vontade não é suficiente para ajudar de maneira adequada. “Como o próprio nome diz, ‘primeiros socorros’ são os procedimentos de emergência que devem ser aplicados à uma pessoa em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que ela receba assistência definitiva”,afirma. 

 

    O parlamentar reforça em sua justificativa que diante de um choque, corte,ou  uma queda, o  atendimento de emergência mal feito, ou mesmo a falta de procedimentos imediatos corretos, pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.

  

    De acordo com a proposta, os cursos deverão ser ministrados por entidades especializadas, preferencialmente sediadas no município, ou por bombeiros pertencentes à Policia Militar do Estado de São Paulo.

 

    O projeto determina ainda que o treinamento seja  realizado pelo menos uma vez ao ano ou conforme a demanda de cada creche, para a atualização dos funcionários. O não cumprimento da lei acarretaria advertência, multa e até a cassação do alvará de funcionamento em caso de empresa particular.

  

    “Não descartamos a importância do médico nessas ocasiões, mas sabemos que vidas foram salvas até mesmo por mães que receberam instruções de bombeiros por telefone e insistimos na informação para proteger nossas crianças’’, conclui.