Uma comissão formada pelos vereadores João Donizeti (PSDB, foto), Rozendo de Oliveira (PV), Anselmo Neto (PP), Luis Santos (PMN) e Cláudio do Sorocaba I (PR) está hoje, quinta-feira (14), na cidade do Rio de Janeiro, visitando um projeto inovador para tratamento do lixo.
Os representantes da Câmara Municipal de Sorocaba estão conhecendo um Centro Tecnológico desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, dotado de usina protótipo com capacidade para tratar 30 toneladas de lixo por dia, o equivalente à geração diária de lixo urbano de uma comunidade de aproximadamente 50 mil pessoas. A usina é auto-suficiente na produção de energia.
O projeto, batizado como Usina Verde, está localizado numa área de
1ª Fase.: Projeto, construção e instalação/montagem da Área de Tratamento de Resíduos Urbanos, incluindo-se o prédio e equipamentos de recepção de resíduos e segregação de recicláveis, sala de controle, a instalação do forno e do sistema de lavagem de gases (2003/2004).
2ª Fase: Projeto, construção e instalação/montagem da Área de Recuperação de Calor e Geração de Energia, incluindo-se a instalação da caldeira de recuperação, do conjunto turbo-gerador e equipamentos auxiliares de geração de energia (2005).
A viagem dos parlamentares faz parte de um processo em busca de novos modelos para destinação correta do lixo, que possam ser adotados em Sorocaba.