15/04/2011 17h08
 

     É o que informa a Prefeitura em resposta ao vereador Moko Yabiku (PSDB), que havia criticado a não disponibilidade dos elevadores para pessoas com outros limites locomoção

 

     Pessoas com dificuldades de locomoção estão tendo dificuldades para usar o transporte coletivo de Sorocaba, pois os elevadores dos ônibus estão sendo disponibilizados apenas para cadeirantes. A denúncia é de usuários do transporte coletivo, que procuraram o vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), buscando uma solução para o problema. “Questionamos a Prefeitura, via requerimento, e acabamos de receber uma resposta taxativa: todas as pessoas com dificuldade de locomoção têm o direito de usar o elevador dos ônibus”, afirma o vereador.

 

     Segundo a Prefeitura, em junho do ano passado, todas as operadores do transporte coletivo foram notificadas, por meio de ofício, sobre a necessidade de observar os procedimentos de acessibilidade nos ônibus, disponibilizando os elevadores não apenas para cadeirantes, mas também para quem usa muletas, aparelhos ortopédicos e idosos, entre outros. O Executivo informou, ainda, que 73% da frota de ônibus que circula no município já está adaptada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

 

     “O prefeito Vitor Lippi já determinou à Urbes que reforce, junto às operadoras, a ordem para que a acessibilidade seja plenamente cumprida nos ônibus. Muitas pessoas, mesmo não sendo cadeirantes, têm a mobilidade reduzida e correm o risco de se acidentar, caso sejam obrigadas a usar os degraus do veículo e não o elevador”, salienta Yabiku. O vereador também foi informado pela Prefeitura que todos os motoristas do transporte coletivo estão aptos para operar a plataforma elevatória dos ônibus.