O capitão Marcos Aurélio Venâncio, autor de livros sobre meio ambiente, será homenageado por iniciativa do vereador José Crespo (DEM)
O capitão PM Marcos Aurélio Venâncio, comandante da 3ª Cia. do 1º Batalhão Policial Militar Ambiental, receberá o título de cidadão sorocabano, outorgado pela Câmara Municipal. A homenagem, proposta pelo vereador José Crespo, foi aprovada por unanimidade e vai acontecer no dia 6 de junho, em sessão solene.
Natural de Itapetininga, o capitão Marcos Aurélio comanda aquela unidade da PM localizada em Sorocaba, responsável pela fiscalização de proteção ao meio ambiente em 77 municípios da região. É autor do livro Comentários a Legislação Pesqueira Brasileira e colaborou na edição de Os Peixes do Rio Sorocaba – a História de uma Bacia Hidrográfica.
É professor universitário e possui diversos textos publicados em jornais e periódicos da região de Sorocaba. Organizou e é gestor, em parceria com a ONG Rede Amigos da Cultura de Sorocaba, do programa semanal via TV Web “Polícia Ambiental em Foco”.
Bacharelado em Ciências Sociais e Jurídicas, o capitão Marcos Aurélio foi comandante de Pelotão de Policiamento Ambiental nas regiões de Sorocaba e Itapetininga, interino das Companhias de Policiamento Ambiental nas regiões Sorocaba e metropolitana de São Paulo, e da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, da região de Campinas.
É instrutor dos cursos de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo nas matérias de policiamento e direito ambiental aplicadas à proteção da fauna silvestre e dos recursos pesqueiros voltadas à fiscalização, além de professor da Academia de Policia Militar do Barro Branco, onde leciona Direito Ambiental.
(Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo/DEM)