O vereador Marinho Marte (PPS), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba , esteve na cerimônia de abertura do 1º Seminário Regional de Resíduos Sólidos Urbanos, realizado nesta quarta-feira (27), no Campus Universitário da Uniso.
Marinho Marte compôs a mesa principal e falou durante o evento e lembrou que o Legislativo, enquanto Poder Público, cumpre o seu papel na busca por alternativas para a coleta, o descarte e o tratamento adequado das cerca de quinhentas toneladas de lixo produzidas diariamente no município.
O presidente da Câmara explicou que a Casa de Leis constituiu uma Comissão Especial, presidida pelo vereador João Donizeti (PSDB), também presente no evento, objetivando encontrar uma solução para o problema do lixo em Sorocaba.
O parlamentar ressaltou a importância da união de esforços dos municípios da região.” Cada cidade aqui representada é um instrumento fundamental de contribuição nessa causa”, disse.
Marinho Marte é autor de um projeto que tramita no Legislativo, instituindo a Campanha “Medicamento Vencido – Destino Ambientalmente Correto”.
A proposta prevê a divulgação e o esclarecimento, por parte da Prefeitura Municipal, sobre a importância de se descartar corretamente os medicamentos vencidos. O projeto está embasado na Resolução nº 306 da Anvisa, de 7 de dezembro de 2004, para que cada farmácia tenha um plano de gerenciamento de resíduos especificando onde o material será depositado e uma empresa fará o transporte deste material.
“Essa é apenas parte da nossa contribuição. O Legislativo continua de portas abertas para debater com demais autoridades e com a sociedade em geral”, concluiu Marinho Marte.