Reconhecendo a importância do Programa Cão-Guia, lançado semana passada pelo governo estadual, o vereador José Crespo (DEM) está defendendo a instalação de um centro de adestramento desse tipo de animais em Sorocaba, utilizando-se do canil do quartel do 7º BPM/I.
Pelo projeto do governo estadual, em parceria com a faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, ele vai investir R$ 2,5 milhões na implantação de um centro de referência para o cão-guia.
Além da criação e treinamento de cães-guia para pessoas com deficiência visual, esse programa definirá os parâmetros em relação ao uso do cão-guia e os métodos de treinamento. O local terá capacidade para até 92 cães.
- Trata-se de uma ótima iniciativa do governo estadual, sabendo-se que só em território paulista existem pelo menos 145 mil pessoas com deficiência visual total. Contudo, um programa dessa natureza, para atingir só uma pequena parte do total de deficientes visuais conhecido, não pode se restringir a apenas um centro de adestramento, mas a diversos, entende o vereador Crespo.
Nesse raciocínio, o vereador defende a instalação de um centro de adestramento de cães guias no canil do 7º BPM/I, que “já presta relevantes serviços à segurança da comunidade, tendo conquistado prêmios em torneios de avaliação da qualidade de treinamento de cães de forças armadas e que assim iria também se destacar numa atividade nobre de garantir maior autonomia e independência na mobilidade dos deficientes visuais”.
Em fevereiro, o vereador José Crespo encaminhou ofício ao comandante do 7º BPM/I, coronel Vitor Mauricio Gusmão Lopes, apoiando a de um centro de adestramento de cães guias no canil daquela unidade PM. Crespo anexou à correspondência cópia de ofício recebido do presidente do Conselho Municipal de Pessoa Portadora de Deficiência de Sorocaba, Edmar Carvalho Jr, expondo a importância daquele centro.
Segundo Carvalho, há mais de 1,2 milhão de deficientes visuais no Brasil – enquanto o número de cães guias para essas pessoas é de apenas setenta em todo o território nacional. Até agora, existem apenas dois centros de treinamento desses animais no Brasil – e ambos só conseguem adestrar doze por ano. Ainda assim, o maior deles manda os cães para treinamento nos Estados Unidos, a um custo elevadíssimo.
Ao pedir o apoio do vereador José Crespo à sugestão de instalação de um centro daquele tipo no quartel da PM em Sorocaba, Carvalho destacou que, apesar do uso de bengalas, a independência dos deficientes ainda é limitada para ambientes novos e desconhecidos, “mas com os cães guias tal obstáculo é retirado, nos dando mobilidade total e, o mais importante, com segurança”.
(Assessoria de Imprensa – Vereador José Crespo - DEM)