03/05/2011 13h01
 

Representantes da Prefeitura de Coronel Macedo reuniram-se com o vereador Helio Godoy (PTB), autor da lei, para conhecer a regularização fundiária de Sorocaba

 

Três representantes da Prefeitura de Coronel Macedo, município da microrregião de Itapeva, com 5.506 habitantes, conheceram nesta segunda-feira (2) a lei de regularização fundiária adotada em Sorocaba.

 

O líder do PTB na Câmara sorocabana e autor da proposta que deu origem à lei, Helio Godoy, apresentou os detalhes sobre como elaborar a legislação, os benefícios que ela traz e as dificuldades para a prática.

 

A visita foi pedida pelo prefeito de Coronel Macedo, José Carlos Tonon (PDT), devido à existência na cidade de área municipal e outra do Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado) que requerem legalização.

 

Godoy fez as explanações a respeito da legislação para o secretário de Administração David Mendes, o chefe de Gabinete Antônio Batista e o ex-vereador e hoje funcionário da Prefeitura João Dias.

 

“Tínhamos as melhores informações a respeito da forma como o assunto foi tratado em Sorocaba e agora saímos mais satisfeitos ainda porque conseguimos entender o processo”, disse Mendes depois.

 

A lei 8.451/08, que regulamentou a legalização de imóveis em Sorocaba, vai beneficiar 70 mil pessoas que vivem em mais de 50 áreas, hoje consideradas de interesse social, até o final do processo.

 

“O benefício tem duas mãos: de um lado, os moradores conseguem a escritura definitiva do imóvel onde residem há anos e, de outro, a Prefeitura passa a arrecadar impostos nesses locais”, disse Godoy.

 

A implantação da regularização é uma luta de dez anos do vereador e já está ocorrendo em termos práticos há três anos, mas a conclusão de toda a concessão de escrituras ainda vai até o final deste ano.

 

(Assessor de Comunicação do vereador Helio Godoy/PTB)