Proposta de Helio Godoy (PTB) estabelece reuso doméstico
A Câmara de Sorocaba deve votar, na sessão da próxima terça-feira (10), projeto do
A proposta estabelece que os imóveis passem a contar com instalações hidráulicas para o reuso da água fornecida pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e prevê medidas que induzam os cidadãos à conservação, uso racional e reuso até da água da chuva.
A mudança vale para todos os imóveis de interesse social, como casas ou apartamentos da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e de outros projetos habitacionais que venham a ser construídos pelo município, pelo Estado e pela União.
Além desses imóveis, estão abrangidos pela legislação os prédios públicos existentes e locados pelos governos municipal, estadual e federal no município, que terão de se adequar no prazo de dez anos. No caso residencial, o projeto tem aplicação só da aprovação para frente.
Ela também age sobre todos os imóveis públicos que vierem a ser construídos, reformados ou ampliados e, no caso das novas locações, a utilização por repartições públicas só será permitida depois de efetuadas as alterações dos sistemas hidráulicos.
O projeto determina ainda que os condomínios tenham hidrômetros individuais para ajudar no uso racional. Esse dispositivo inclui os edifícios comerciais. Por fim, a proposta abre à discussão do uso racional às instituições públicas e privadas e à comunidade científica.
“Acreditamos que a população passe a se conscientizar da importância de economizar a água quando nosso projeto se tornar lei. Assim, com o passar do tempo, esperamos que todos adotem os sistemas de reaproveitamento para chegarmos à economia global”, disse o vereador.
(Assessoria de Comunicação do