Projeto de José
A Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão desta quinta-feira (5), aprovou dois projetos de lei
Já o projeto do
Também em segunda discussão, o projeto da
Primeira discussão – O projeto de lei que torna obrigatória a abertura de creches de maneira ininterrupta, de autoria do vereador José Crespo (DEM), continuou em discussão, iniciada na sessão anterior. Todavia, o projeto recebeu emenda do
Da autoria do vereador Izídio de Brito (PT), o projeto de lei que obriga a Secretaria da Cidadania a fornecer à Câmara Municipal e à Prefeitura, mensalmente, a relação das pessoas beneficiadas com o serviço funerário gratuito (entre outras medidas) recebeu emenda sugerida pela Comissão de Justiça e saiu de pauta para ser apreciado pelas comissões. Já o projeto do vereador Claudemir Justi (PSDB), que torna obrigatória a adaptação e instalação de banheiros públicos para pessoas com deficiência em centros esportivos e parques da cidade, foi retirado de pauta por oito sessões a pedido do autor.
Discussão única – Os vereadores aprovaram duas moções. Uma delas, de autoria do vereador Izídio de Brito (PT), manifesta aplauso pelo convênio celebrado entre a Prefeitura de Sorocaba e o Governo Federal para a construção de mais oito creches no município. A outra moção, da autoria de Hélio Godoy (PTB) manifesta aplauso à indicação do nome da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz.
Também em discussão única, os parlamentares aprovaram projetos de decreto legislativo que conferem título de Cidadão Sorocabano ao reverendo Clemente Dias (da autoria de Vitor
Defesa do Legislativo – O presidente da Câmara Municipal,
Em seu pronunciamento, o presidente da Casa enalteceu a “serena e sábia” decisão do juiz Marcos Soares Machado, da Vara da Fazenda Pública em Sorocaba, que considerou que não houve nenhuma irregularidade praticada pelos vereadores. Vários vereadores solicitaram aparte, parabenizando o presidente da Casa pela defesa do Legislativo e salientando a importância da decisão da Justiça.
Homenagem às mães – Ao final da sessão, o presidente da Casa,
“Ela é efetivamente um símbolo de mãe, com seu comportamento que transcende os maiores desafios. Que as demais mães se sintam homenageadas”, afirmou Marinho Marte, convidando as demais mulheres da Casa a participarem da entrega dos votos de congratulações. O vereador Benedito Oleriano (PMN) também leu um poema de sua autoria em homenagem às mães.