De autoria do vereador Vitor do Super Jose (PTB), tramita na Câmara Municipal de Sorocaba um projeto de lei obrigando lan house, cyber café, escolas, universidades, e estabelecimentos similares, a disponibilizar computadores adaptados para o uso de deficientes visuais.
A determinação especifica equipamentos como: teclado em braille; fone de ouvido e programas com leitor de tela e caracteres gigantes para pessoas com pouca visão.”São dispositivos simples, que existem no mercado e podem facilitar a inclusão de portadores de deficiência ao mundo digital”, afirma Vitor do Super José.
Ainda de acordo com a determinação haverá um percentual a ser cumprido. Para cada 10 computadores disponíveis no estabelecimento, um deverá ser adaptado aos deficientes visuais. O projeto prevê punição que vai de multa à suspensão do alvará para quem descumprir a lei.
“Não há como pensar em inclusão dos portadores de deficiência visual no mercado de trabalho sem a utilização de computadores”. Argumenta o autor da proposta.